Monday, May 2

O homem que mudou os Estados Unidos



Há uma década, o então governo dos Estados Unidos da América, declarou guerra contra o terrorismo, tendo como estopim, o ataque ao World Trade Center e ao Pentágono,
no dia 21 de Setembro de 2001.
Ataques de responsabilidade do grupo fundamentalista-islã Al-Qaeda.

A guerra ainda não acabou, mas já tem um vencedor: Osama bin Laden, líder da Al-Qaeda.
Sim, o terrorismo venceu.

Desde o início da guerra, o povo norte-americano vive com medo de outros ataques terroristas e, com as tropas americanas no campo do inimigo,
os Estados Unidos já perdeu muitos de seus homens em batalhas vergonhosamente sangrentas.
Soldados e milhares de inocentes foram brutalmente mortos em uma guerra que já alcançou a marca dos trilhões de dólares gastos.

Guerra esta que teve raríssimos momentos de inteligência americana, como a ação que, enfim, levou à localização e morte, após uma década, do maior vilão da modernidade,
Osama bin Mohammed bin Awad bin Laden que, com apenas um golpe, mudou radicalmente a forma de vida dos norte-americanos.
Tira cômica feita por William Leite, cartunista no site Will Tirando.

A forma como o país vem tratando seus visitantes, como se fechou aos imigrantes e como tornou uma simples viagem de avião em uma experiência constrangedora, um grande ritual de tortura, demonstra um pouco do medo norte-americano.

Ao confirmar a morte do terrorista, o governo norte-americano causou uma explosão de euforia na população do país. Euforia esta que pode ser vista como uma expressão de alívio por parte daqueles que mudaram seus costumes desde o 11 de Setembro. Apesar da guerra ainda não ter acabado, acredito que aos poucos, os cidadãos norte-americanos comecem a perder o medo do terrorismo e passem a viver um pouco mais tranquilos e que possam voar pelas linhas aéreas do país sem receio.

Um grande feito, em parceria do gorverno norte-americano e paquistão, tirou um peso grande das costas de milhares de pessoas ao redor do mundo.

O texto acima é baseado em um artigo publicado por Radley Balko ao site Reason.com.

"Yes, bin Laden the man is dead. But he achieved all he set out to achieve, and a hell of a lot more. He forever changed who we are as a country, and for the worse. Mostly because we let him. That isn’t something a special ops team can fix."
Radley Balko em "Osama won" (reason.com)

No comments:

Post a Comment